
Secretaria do Trabalho Realiza Formatura de Alunos de Cursos Profissionalizantes
Aconteceu nesta quinta-feira (29), no Salão de Artes do Adamastor Centro, a formatura dos alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria do Trabalho. A cerimônia reuniu os 73 formandos de cinco cursos: Manicure e Pedicure, Atendimento e Recepção, Pizzaiolo, Salgadeiro e Confeiteiro.
Além da secretária do Trabalho, Telma Cardia, a mesa foi composta pela coordenadora de Políticas de Emprego e Renda da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Sara Diego; pelo Coordenador Pedagógico do Centro Paula Souza, Wagner Pereira e pela Coordenadora de Implantação da APDL (Associação de Promoção de Desenvolvimento Local), Rute Leme.
Telma Cardia se mostrou muito orgulhosa dos alunos que estavam se formando e do trabalho dos professores e coordenadores dos cursos. “Qualificar e requalificar, este tem de ser o lema da nossa vida. Levantar de manhã cedo e falar que nós somos capazes, que nós vamos vencer, porque quando você coloca isso na sua frente, não tem barreira. Mas isso depende de cada um de vocês”, declarou. Ainda se disse satisfeita em saber que existem alunos dos cursos profissionalizantes que já estão empregados na área estudada.
“É muito bacana quando a gente chega ao momento da formatura, onde a gente olha pra vocês e sabe que a gente conseguiu através do nosso trabalho, fornecer algo diferencial para vocês. Por que quando você se qualifica, você tem um diferencial, você tem outra qualificação, algo a mais para vocês competirem no mercado de trabalho.”, afirmou a coordenadora Sara.
Cursos
Os cursos de Manicure e Pedicure (27 formandos) e Atendimento e Recepção (21 formandos) começaram em 8 de janeiro e terminaram no dia 8 de março e fazem parte do CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra), programa em parceria com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP) e ministrados pela Associação de Promoção do Desenvolvimento Local (ADPL). A formação é destinada a moradores de Guarulhos, desempregados com idade mínima de 16 anos, estudante ou concluinte do ensino médio, e ainda disponibiliza bolsa auxilio aos alunos.
Já os cursos de Pizzaiolo, Salgadeiro e Confeiteiro (25 formandos), fazem parte do Programa Via Rápida, parceria da Secretaria do Trabalho com a Escola Técnica Estadual (ETEC) e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Os mesmos tiveram início em 26 de fevereiro e foram concluídos em 23 de março. Após a formação, os novos profissionais terão todo o suporte para se tornar um microempreendedor individual (MEI).
Imagens: Fábio Nunes Teixeira/PMG